Plano Nacional de Desenvolvimento Profissional dos Servidores do PCCTAE

    • Plano Nacional de Desenvolvimento Profissional dos Servidores do PCCTAE

      Lançado o Plano de Desenvolvimento Profissional dos Servidores Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação – PCCTAE

    • https://cis.ufsc.br/page/4/
    • https://cis.ufsc.br/2013/12/05/plano-nacional-de-desenvolvimento-profissional-dos-servidores-do-pcctae/
    • ifb.edu.br/index.php/institucional/comissoes?id=6389

    • https://www.ufabc.edu.br/administracao/comissoes/comissao-interna-de-supervisao

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      A  mesa  da  solenidade  de  lançamento  foi  composta  pelas  seguintes  autoridades:  Ministro  da Educação  Aloizio  Mercadante,   e  sua  equipe:  Secretário  Executivo,  José  Henrique  Paim, Secretário  da  Sesu,  Paulo  Speller,  Secretário  da  SETEC,  Marco  Antônio  de  Oliveira. Representando  a  CAPES,  presidente,  Jorge Guimarães,  Representando  a  ANDIFES,  o  Magnífico Reitor  da  UnB  Ivan  Marques,  pelo  CONIF  Luiz Augusto  Pereira.  Pela  FASUBRA,  a  coordenadora Janine Teixeira e pelo SINASEFE, o coordenador geral Shilton Santos.

      O plano compreende a instituição de três programas

      1. Programa Nacional de Apoio aos Projetos Institucionais de Capacitação das IFEs;
      2. Programa de Qualificação em Serviço
      3. Programa de Capacitação – Formação Continuada

      O Plano objetiva promover, de forma complementar, condições para o desenvolvimento dos Técnico-Administrativos em Educação, e não exime as IFE de implantarem seus Programas de Capacitação e Aperfeiçoamento, a que estão obrigadas conforme definido pela Lei nº 11.091/2005, o PCCTAE.

      Serão ofertadas vagas para graduação, especialização e mestrado, além de capacitação para trabalhadores em todo o Brasil. Essas ações serão ofertadas por editais, ainda em 2014.

      Plano Nacional de Desenvolvimento Profissional (clique aqui)


    • Formulário sobre a carreira dos TAEs

      Com o intuito de conhecer a opinião dos TAEs sobre nossa carreira e as principais dificuldades encontradas, elaboramos este formulário de opinião.

      A partir das respostas enviadas pelos TAEs nós elaboraremos nosso plano de atividades. Por isso, quanto maior a participação, mais representativo será o nosso planejamento. Contamos com você!

      O formulário pode ser preenchido eletronicamente ou poderá ser impresso e depositado em uma das urnas deixadas no hall da reitoria, no hall do CCA ou no ambulatório do HU, até dia 20 de novembro.

      Para acessar o formulário eletronicamente, clique abaixo:

      FORMULÁRIO ELETRÔNICO

      Para baixar o formulário em papel, clique abaixo:

      Versão em PAPEL

       

      Também disponibilizamos uma breve apresentação sobre a CIS, clique aqui!


    • Fórum Nacional de Comissões Internas de Carreira – VII FNCIS

      Entre os dias 7 e 10 de outubro, as integrantes da CIS Andrea, Dalânea, Maria Bernadete e Veridiana participaram do VII Fórum Nacional de Comissões Internas de Supervisão da Carreira (VII FNCIS) na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

      Na programação (clique aqui) tivemos discussão sobre o histórico de implantação e alterações no nosso Plano de Carreira (Lei 11091/2005 – acesse a apresentação aqui), a forma de interpretação e aplicação da legislação nas diferentes IFES, as atividades da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC), bem como questões como capacitação, dimensionamento e política de gestão no serviço público.

      Ao final, foi discutida e aprovada a Carta de Recife, que em breve publicaremos nesta página, e que deverá ser entregue a todas as reitorias, à CNSC e ao MEC. E aprovado que o VIII FNCIS será no Espírito Santo.

      Avaliamos que a participação no evento foi fundamental, pois pudemos conhecer dentro contexto nacional como funcionam e se organizam as CIS nas IFES, suas dificuldades e avanços, a diversidade de situações que se encontram e tivemos a certeza que uma CIS estruturada pode contribuir num melhor entendimento da legislação aos setores de RH. Quanto mais organizada e estruturada a CIS na instituição, com atuação autônoma frente a reitoria e sindicato, mais ganhos para o TAEs e para a instituição.

      Propusemos no evento:

      • a necessidade de criar um canal de comunicação pela internet entre as CIS das diferentes instituições, para trocarmos informações e interpretações;
      •  um canal de comunicação com os representantes da Fasubra e Sinasefe na CNSC;
      • um blog na internet onde constem as interpretações mais avançadas sobre a aplicação do Plano de Carreira nas IFES, que sirvam como base para a atuação das demais CIS do país!
      • que a CNSC informe periodicamente na reunião da Andifes (associação nacional de dirigentes das IFES) sobre o papel da CIS, sua autonomia frente as reitorias e o dever de garantir a estrutura, material e pessoal para seu funcionamento.

      A participação no evento nos deu mais força e certeza de que estamos no caminho certo para o fortalecimento da CIS na UFSC!


    • CIS foi pauta no Conselho Universitário

      Após várias reuniões e documentações enviadas para a reitoria desde abril, pela dificuldade de entendimento do que é e para que serve a CIS – comissão intitucional porém autonoma – e dos deveres da instituição na garantia de sua estrutura, decidimos levar a pauta da CIS ao Conselho Universitario.

      Após solicitação de inclusão deste item em várias sessões, apenas no dia 10 de setembro de 2013 a CIS entrou como ponto de pauta no CUn. O objetivo era apresentar a CIS aos gestores e comunidade, em especial aos TAEs, e garantir com que a reitoria cumprisse o que determina a legislação: “Art. 8 o Caberá a cada instituição federal de ensino disponibilizar a estrutura física, material e de pessoal necessária para o funcionamento da comissão” (Decreto 2519/2005).

      Assista a intervenção das representantes da CIS na sessão: http://www.youtube.com/watch?v=DssmKyKV1Ms

      Ao final, o Conselho reafirmou que cabe a reitoria cumprir a legislação quanto a estrutura física, material e pessoal e que os representantes da CIS deverão apresentar uma proposta de regimento interno a ser aprovada naquele Conselho!

      Após a sessão do CUn, conseguimos uma sala provisória no prédio da Fapeu (3º andar), 1 notebook e cadeiras. Mas continuamos cotidianamente buscando pessoal e material para termos condições de trabalho!


    • Tomou posso a nova Comissão Interna de Supervisão da Carreira

      No dia 30 de abril de 2013, em sessão do Conselho Universitário, tomou posse os novos integrantes da CIS-UFSC.

      São eles:

      • Andrea Burigo Ventura – CCA
      • Alaim Souza Neto – Segesp
      • Dalânea Cristina Flôr – NDI
      • Maria Bernadete Soura – HU
      • Veridiana Bertelli Ferreira de Oliveira – Propesq

  • Bem vindos à página da CIS-UFSC!

    A CIS é uma comissão colegiada composta por técnicos-administrativos em educação (TAEs) eleitos e cuja função é orientar os TAEs e orientar e fiscalizar a Segesp nas questões relacionadas a carreira

    Apesar de prevista desde 2005 na Lei 11.091/2005, foi apenas após incansáveis esforços da atual comissão, eleita em abril de 2013, que conseguimos uma sala provisória no prédio da Fapeu (3º andar). Ainda estamos batalhando para garantir pessoal para realizar o atendimento aos TAEs, como está previsto na legislação.

    Mais informações: cis@contato.ufsc.br

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Data de publicação:
2023-05-04 13:03:43
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