EMENTA: Hardware, software, Internet, editores de texto, planilhas eletrônicas, apresentações, imagem, áudio e vídeo relacionadas à área jurídica

OBJETIVOS DO CURSO
Formar profissionais com competências para atuar no setor de comércio, compreendendo os processos administrativos, logísticos, financeiros e digitais, com ênfase no uso de tecnologias aplicadas à gestão e à comercialização de bens e serviços.
EMENTA
Fundamentos de comércio eletrônico. Análise do comércio tradicional. Comércio eletrônico Intra, Extra e Inter organizacional. Arquitetura de comércio eletrônico. Comércio orientado ao consumidor e ao comerciante. Aplicações práticas com ferramentas digitais.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
a) Compreender os conceitos, funções e tipos de comércio eletrônico;
b) Aplicar ferramentas e técnicas de marketing digital;
c) Identificar plataformas de e-commerce e sua funcionalidade;
d) Desenvolver soluções seguras e éticas de negócios digitais;
e) Integrar conhecimento teórico à prática com foco regional.
COMPETÊNCIAS
a) Conhecer os modelos de negócios eletrônicos;
b) Desenvolver e implementar projetos de comércio eletrônico;
c) Utilizar tecnologias e estratégias de e-business.
HABILIDADES
a) Identificar tipos de e-commerce e suas características;
b) Garantir segurança nas transações digitais;
c) Elaborar planos de negócios para e-commerce;
d) Aplicar ações de marketing digital, e-business e m-commerce;
CONTRIBUIÇÕES PARA O PERFIL DO EGRESSO
Capacita o aluno a empreender e atuar em ambientes digitais, com domínio de tecnologias aplicadas ao comércio, sensível às necessidades locais e à realidade socioeconômica da Amazônia.
ARTICULAÇÃO COM OUTRAS DISCIPLINAS - INTERDISCIPLINARES
a) Informática: uso de ferramentas e plataformas;
b) Marketing: estratégias de promoção e consumo;
c) Empreendedorismo: desenvolvimento de ideias de negócio;
d) Legislação Aplicada: direitos do consumidor e LGPD.
METODOLOGIA
a) Simulação de vendas online;
b) Criação de perfis comerciais em redes sociais;
c) Projeto final de loja virtual;
d) Discussões, fóruns e atividades colaborativas.
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
a) Simulação de vendas online;
b) Criação de perfis comerciais em redes sociais;
c) Projeto final de loja virtual;
d) Discussões, fóruns e atividades colaborativas.
RECURSOS
a) Computadores com acesso à internet;
b) Projetor multimídia;
c) Plataformas digitais (Site, Instagram, Telegram, Facebook, Whatsapp, Canva, Loja Integrada etc.);
d) Materiais audiovisuais e impressos.
AVALIAÇÃO
a) Participação e assiduidade (frequência eletrônica);
b) Atividades práticas e teóricas;
c) Projeto integrador final (loja virtual simulada);
d) Avaliação diagnóstica, formativa e somativa;
e) Escala de conceitos (A a E), conforme matriz da SEED/AP.
- Teacher: Marcos Silva Albuquerque
- Student: Ariele Alves Cardoso Batista
- Student: Maria das Dores Cordeiro
- Student: Vitória de Deus Silva Lustosa
- Student: Gustavo da silva Monteiro
- Student: Juciel da Natividade Pacheco
- Student: Eliomara Katrine Ramos
- Student: Leonaldo de Oliveira dos Santos
- Student: Fernanda Vitória Cosme da Silva

COMPONENTE CURRICULAR:
Comércio Eletrônico
C.H: 40h/a
Ementa:
Fundamentos de comércio eletrônico. Análise do comércio tradicional. Comércio eletrônico Intra, Extra e Inter organizacional. Arquitetura de comércio eletrônico. Comércio orientado ao consumidor e ao Comerciante. Aplicações.
Competências:
Conhecer os modelos de negócios eletrônicos. Desenvolver projetos de comércio eletrônico.
Habilidades:
Apresentar os conceitos e tecnologias relacionadas ao comércio eletrônico. Identificar os tipos de comércio eletrônico. Propiciar segurança nas transações eletrônicas. Elaborar planos de negócios para e-business. Implementar ações de de e-business e m-commerce. Conhecer aspectos relacionados à segurança de aplicações comerciais para a Web.
Bibliografia:
ALBERTIN, Alberto Luiz. Comércio Eletrônico - Modelo, Aspectos e Contribuições de sua Aplicação. 6. ed. Atlas, 2010.
REEDY, Joel. Marketing Eletrônico. 2. ed. Editora Cengage, 2007.
KALAKOTA, Ravi; e-business – estratégias para alcançar o sucesso no mundo digital. Porto Alegre: Bookman, 2002.
GOMES, Sônia Maria da Silva. Empresas na Era da Internet: o papel dos portais B2E, B2C e B2B. Congresso Virtual Brasileiro de Administração. 2004.
- Teacher: Marcos Silva Albuquerque
- Student: Andréa Jeane Bentes de Souza
- Student: Silvia Bezerra Lima
- Student: Patricia Côrtes Batista
- Student: Emanuelle Santana da Costa
- Student: NATHALIA DE SOUZA PINHEIRO
- Student: Danielly Dias Borgis
- Student: Suzane Alves dos Santos
- Student: Jacqueline Gomes Pereira
- Student: Matheus Miranda Santana
- Student: Jaqueline Silva Silva
- Student: André de Jesus Teles de Oliveira

CEPAJOB
Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá Professora Josinete Oliveira Barroso
CURSO: TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS
MÓDULO: I
COMPONENTE CURRICULAR: Informática Aplicada à Área Jurídica
E-mail: prosear@unifap.br
- Teacher: Marcos Silva Albuquerque
- Student: Alana Mikaela Borges Teixeira
- Student: Edicarlos Freire da Costa
- Student: ESTELA DIAS FIGUEIREDO
- Student: Máira Dos Santos
- Student: Evelyn Gerald Aguiar
- Student: Walter Palheta Leal
- Student: Ravel Reis de Araujo
- Student: Thainara Rodrigues Fonseca
- Student: Luane Santana Ferreira
- Student: Rosenir Barbosa da Silva
- Student: Gilcely Silva de Oliveira
- Student: Fernanda Silva Fonseca
- Student: Gabriele Torres Pantoja
- Student: Marcia Vilhena Serra