EMENTA: Hardware, software, Internet, editores de texto, planilhas eletrônicas, apresentações, imagem, áudio e vídeo relacionadas à área jurídica

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OBJETIVOS DO CURSO

Formar profissionais com competências para atuar no setor de comércio, compreendendo os processos administrativos, logísticos, financeiros e digitais, com ênfase no uso de tecnologias aplicadas à gestão e à comercialização de bens e serviços.

 

EMENTA 

Fundamentos de comércio eletrônico. Análise do comércio tradicional. Comércio eletrônico Intra, Extra e Inter organizacional. Arquitetura de comércio eletrônico. Comércio orientado ao consumidor e ao comerciante. Aplicações práticas com ferramentas digitais.

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

a)    Compreender os conceitos, funções e tipos de comércio eletrônico;

b)    Aplicar ferramentas e técnicas de marketing digital;

c)     Identificar plataformas de e-commerce e sua funcionalidade;

d)    Desenvolver soluções seguras e éticas de negócios digitais;

e)    Integrar conhecimento teórico à prática com foco regional.

 

COMPETÊNCIAS

a)    Conhecer os modelos de negócios eletrônicos;

b)    Desenvolver e implementar projetos de comércio eletrônico;

c)     Utilizar tecnologias e estratégias de e-business.

 

HABILIDADES

a)    Identificar tipos de e-commerce e suas características;

b)    Garantir segurança nas transações digitais;

c)     Elaborar planos de negócios para e-commerce;

d)    Aplicar ações de marketing digital, e-business e m-commerce;

CONTRIBUIÇÕES PARA O PERFIL DO EGRESSO

Capacita o aluno a empreender e atuar em ambientes digitais, com domínio de tecnologias aplicadas ao comércio, sensível às necessidades locais e à realidade socioeconômica da Amazônia.

 

ARTICULAÇÃO COM OUTRAS DISCIPLINAS - INTERDISCIPLINARES

a)    Informática: uso de ferramentas e plataformas;

b)    Marketing: estratégias de promoção e consumo;

c)     Empreendedorismo: desenvolvimento de ideias de negócio;

d)    Legislação Aplicada: direitos do consumidor e LGPD.

 

METODOLOGIA

a)    Simulação de vendas online;

b)    Criação de perfis comerciais em redes sociais;

c)     Projeto final de loja virtual;

d)    Discussões, fóruns e atividades colaborativas.

 

ESTRATÉGIAS DE ENSINO

a)       Simulação de vendas online;

b)       Criação de perfis comerciais em redes sociais;

c)       Projeto final de loja virtual;

d)       Discussões, fóruns e atividades colaborativas.

 

RECURSOS

a)    Computadores com acesso à internet;

b)    Projetor multimídia;

c)     Plataformas digitais (Site, Instagram, Telegram, Facebook, Whatsapp, Canva, Loja Integrada etc.);

d)    Materiais audiovisuais e impressos.

 

AVALIAÇÃO

a)    Participação e assiduidade (frequência eletrônica);

b)    Atividades práticas e teóricas;

c)     Projeto integrador final (loja virtual simulada);

d)    Avaliação diagnóstica, formativa e somativa;

e)    Escala de conceitos (A a E), conforme matriz da SEED/AP.

 


COMPONENTE CURRICULAR:
Comércio Eletrônico
C.H: 40h/a

Ementa:
Fundamentos de comércio eletrônico. Análise do comércio tradicional. Comércio eletrônico Intra, Extra e Inter organizacional. Arquitetura de comércio eletrônico. Comércio orientado ao consumidor e ao Comerciante. Aplicações.

Competências:
Conhecer os modelos de negócios eletrônicos. Desenvolver projetos de comércio eletrônico.

Habilidades:
Apresentar os conceitos e tecnologias relacionadas ao comércio eletrônico. Identificar os tipos de comércio eletrônico. Propiciar segurança nas transações eletrônicas. Elaborar planos de negócios para e-business. Implementar ações de de e-business e m-commerce. Conhecer aspectos relacionados à segurança de aplicações comerciais para a Web.

Bibliografia:
ALBERTIN, Alberto Luiz. Comércio Eletrônico - Modelo, Aspectos e Contribuições de sua Aplicação. 6. ed. Atlas, 2010.
REEDY, Joel. Marketing Eletrônico. 2. ed. Editora Cengage, 2007.
KALAKOTA, Ravi; e-business – estratégias para alcançar o sucesso no mundo digital. Porto Alegre: Bookman, 2002.
GOMES, Sônia Maria da Silva. Empresas na Era da Internet: o papel dos portais B2E, B2C e B2B. Congresso Virtual Brasileiro de Administração. 2004.


CEPAJOB

Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá Professora Josinete Oliveira Barroso

CURSO: TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS 

MÓDULO: I 

COMPONENTE CURRICULAR: Informática Aplicada à Área Jurídica

EMENTA: Hardware, software, Internet, editores de texto, planilhas eletrônicas, apresentações, imagem, áudio e vídeo relacionadas à área jurídica.

E-mail: prosear@unifap.br